EMEF JOANA
MARIA DA SILVA
Rua Joana
Maria da Silva s/nº - Castelo Branco – Cariacica – Espírito Santo
Tel:
(27) 3326 7434
E-mail: joanamaria.seme@cariacica.es.gov.br
MANUAL DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL e EJA
ATENDIMENTO
DA SECRETARIA ESCOLA
SEGUNDA-
FEIRA Á QUINTA-FEIRA
7:00 ÁS
20:00 HORAS
ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5º ANO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO
1º CICLO AO 4º CICLO
EQUIPE
TÉCNICO-PEDAGÓGICA
Direção: Macielly Scardua
Vice-Direção: Luciana Silva Roribeiro
SENHORES RESPONSÁVEIS E PREZADO
ALUNO:
Agradecemos a vocês a confiança
que têm depositado em nosso trabalho.
O MANUAL DO ALUNO é uma
coletânea de informações e orientações para que vocês possam fazer um ótimo
percurso educacional ao longo do ano letivo.
Desejamos que toda a sua
família esteja em contínuo processo de reflexão sobre
os valores que contribuem para o desenvolvimento do homem em
direção à preservação amorosa da vida.
Que durante o ano escolar, a
Família e a Escola possam caminhar juntas com a certeza de que, na educação,
existe sempre um saber a ser construído e compartilhado, um resultado a ser
considerado, um projeto a ser desenvolvido e uma semente a ser lançada nos
próximos amanhãs...
Um abraço da Equipe
JOANA MARIA DA SILVA
“O educador deve se comportar como um
provocador de situações,
um animador cultural num ambiente em que todos aprendem em comunhão.”
Paulo Freire
NOSSA MISSÃO: Contribuir
para a preparação do ser integral com sólido aprendizado acadêmico, profundo
comprometimento solidário e digno equilíbrio das habilidades afetivas, morais
e espirituais.
VALORES PARA A
FORMAÇÃO DO ALUNO:
A EMEF JOANA MARIA
DA SILVA compreende que possui uma função primordial a desempenhar na área da
educação e que seus alunos são importantes elementos para a transformação da
sociedade em que vivem, contribuindo para torná-la mais igualitária, digna e
feliz. As cinco dimensões abaixo, trabalhadas em
equilíbrio, são importantes vetores para compor o caráter do nosso estudante
que irá atuar na reconstrução de uma sociedade mais justa. Ele deverá
ser capaz de conviver demonstrando valores próximos aos que a Escola ensina
para, posteriormente, traçar sua trajetória de vida com dignidade e
integridade.
Nosso desafio é
criar oportunidade de diálogos nos horários das aulas, dos intervalos, das
entradas e das saídas dos turnos para fortalecer atitudes e hábitos
coerentes.
Seja criterioso e
desenvolva suas atividades e seus diálogos relacionados aos seguintes valores
e habilidades:
HORÁRIO DAS AULAS
No processo
educativo, não devemos descuidar nunca, pois estamos formando nossos alunos
para a vivência fora da escola.
Um dos detalhes
importantes é, sem dúvida, o hábito da pontualidade. O cultivo deste hábito
evitará prejuízos nas atividades escolares.
Solicitamos
aos pais que não se atrasem ao início e término das aulas, evitando possíveis
transtornos.
· O
portão será fechado às 07h15min horas (matutino) e às 13h15min horas
(vespertino) e 19h15min horas (noturno). Este rigor é necessário,
considerando que o aluno fica prejudicado pelos atrasos excessivos, além de
prejudicar a turma que já se organizou para a rotina do dia.
Solicitamos aos alunos ou responsáveis o máximo de empenho e cooperação nesse
sentido.
· Os
alunos do noturno que precisarem de autorização para entrar na escola após
este horário deverão encaminhar-se a coordenação no início do ano letivo.
· O
aluno que atrasar mais de 3 vezes na etapa será encaminhado para a
coordenação. .
· Não
será permitida a entrada de alunos a partir do 2º horário,
salvo por motivos justificados e presença do responsável.
· Os
responsáveis pelos alunos dos turnos MATUTINO e VESPERTINO que
autorizarem seus filhos a irem sozinhos para casa deverão preencher uma
autorização por escrito na secretaria da escola.
SAÍDA DO ALUNO
ANTES DO FINAL DA ÚLTIMA AULA:
As saídas
necessárias antes do término das aulas, só serão possíveis
mediante solicitação do responsável por escrito
na agenda do aluno( anexo)
.A solicitação de
saída não poderá ser feita por telefone. A confirmação do pedido será feita
pela Coordenação Educacional.É considerada falta grave, passível de
suspensão, a saída do aluno antes do final da última aula, sem autorização da
Orientadora Educacional. (Essa exigência visa a resguardar a segurança
pessoal do aluno).
UNIFORME:
Por razões práticas
e econômicas, o uso do uniforme é obrigatório. A coordenação poderá solicitar
ao aluno que se apresente com o devido
uniforme da Escola.
Comunicaremos
imediatamente com a família, para que traga o uniforme para
seu filho ou que este retorne ao
lar para vestir-se adequadamente.
· Os
alunos do turno NOTURNO não terão a obrigatoriedade do uniforme escolar. No
entanto, NÃO será
permitida a entrada de alunos sem camisa, meninas de short e top.
Atenção: Todas as
peças do uniforme, inclusive o agasalho deverão ter o nome do aluno e a
turma. Sugerimos usar pincel Acrilpen da Acrilex.
SAÚDE:
· A
Escola restringe o fornecimento de remédios aos alunos em função dos riscos
consequentes do uso de medicamentos sem prescrição médica.
· Nos
casos de cólicas, indisposição estomacal ou febre, o medicamento será
ministrado pelo pai ou outro responsável que deverá comparecer na secretaria
da Escola quando solicitado.
MATERIAL DIDÁTICO:
· A
lista de material indica os objetos e livros necessários para
as atividades diárias e sua falta
prejudica o desempenho do aluno.
· A
conservação desse material depende muito do zelo do aluno e das orientações
da família.
· Recomendamos
que os volumes do material sejam guardados após o
uso, pois o aluno poderá precisar deles no decorrer
do ano para trabalhos escolares, revisão ou para estudo de recuperação.
· Todo
material deverá vir marcado com o nome e a turma do aluno, em local visível e
de forma que não possa ser removido, evitando trocas ou extravios.
· Não
é permitido o uso de aparelhos eletrônicos na escola.
· A
escola não se responsabiliza por bens de valor e dinheiro.
FAMÍLIA E ESCOLA:
A integração entre
a Família e a Escola é de capital importância para o processo educativo.
Esta integração se
fará por meio, não só de reuniões ou convocação da equipe , mas
principalmente, no dia a dia, por contatos permanentes da
família com a escola, pelas informações na agenda escolar e também pelo
contato da Coordenadora, quando se fizer necessário.
Qualquer que seja o
assunto, a família deve entrar em contato com o setor
responsável da escola, pois é importante que os
pais acompanhem a vida escolar de seus filhos.
AGENDA ESCOLAR:
É o meio de
comunicação entre aluno X família X escola. Portanto seu uso é obrigatório.
DISCIPLINA:
Objetivando o bem
pessoal e comunitário no devido uso da liberdade e da solidariedade,
exige-se dos alunos o cumprimento das normas disciplinares do
estabelecimento.
Referem-se a tais
normas:
a) pontualidade às
aulas e avaliações;
b) colaboração com
a Direção do Estabelecimento, na conservação do prédio, do
mobiliário escolar e de todo material de uso coletivo;
c) execução das
tarefas curriculares;
d) Cumprimento dos
compromissos assumidos no ato da matrícula;
e) relacionamento
com os colegas, funcionários, professores, coordenadores e diretor, pedagogas
e vice-diretora;
f) participação nas
atividades escolares de acordo com a proposta pedagógica;
g) uniforme
completo para freqüência às aulas e demais atividades dentro do recinto
escolar.
Obs: O aluno terá
que indenizar prejuízos, quanto aos danos materiais causados ao
Estabelecimento ou a objetos de sua propriedade, de colegas ou de seus
serviços.
É vedado ao aluno:
· utilizar-se,
sem autorização, de qualquer material
escolar de propriedade da Escola, de
profissionais da
Escola ou de colegas;
· impedir
a entrada dos colegas no Estabelecimento ou concitá-los à ausência coletiva;
· promover
atividade de comércio como venda de
salgados, doces, guloseimas, equipamentos,
brinquedos,
cosméticos, roupas, jóias e outros
similares para angariar recurso pessoal
ou para
outra
finalidade, exceto em casos de projetos
pedagógicos autorizados pela Coordenadora ou Diretora
da Escola;
· usar
ou portar celular, fones de ouvido,
fotos, games, nas dependências da Escola.
Os telefonemas de comprovada necessidade serão feitos pela secretaria;
· usar
telefone público em horário de aula, sem autorização de professor;
· gravar
aulas ou atividades pedagógicas, sem
autorização prévia da Coordenação
Pedagógico-Administrativa;
· perturbar
a ordem, os princípios e os valores
da Escola com trotes, tele-mensagens, desfiles,
passeatas e outras brincadeiras ou diversões incompatíveis com o ensino e a
aprendizagem;
· portar
cigarro ou fumar nas dependências ou em outras atividades promovidas pela
Escola; portar ou fazer uso de bebidas alcoólicas ou
substâncias entorpecentes em atividades promovidas pela Escola, nas
dependências internas e nas proximidades;
· trazer
ou utilizar objetos que comprometam a
segurança pessoal e coletiva nas dependências
internas, nas proximidades e em atividades promovidas pela Escola;
· fraudar
correções, gabaritos, notas, assinaturas, documentos assim como colar e/ou
dar cola em situações avaliativas;
· deturpar
e manipular informações para benefício
próprio ou manifestar comportamentos
vitimizadores diante das situações que exigem responsabilidade e autonomia;
· praticar,
divulgar e estimular o cyberbullying ou o bullying;
· portar
ou usar máquinas fotográficas e filmadoras nas
dependências da Escola, salvo nos casos de comemoração dentro da Escola e com
autorização dos responsáveis;
· usar
indevidamente a imagem da Escola, de professores, de funcionários
e de alunos em páginas na internet (sites, floggers, blogs, chats, orkut,
comunidades e outros);
· usar
de calúnia, difamação, injúria ou anonimato para telefonemas, mensagens de
intrigas, fofocas, exclusão e exposição de colegas de forma vexatória;
· cometer
delitos contra a honra com alteração ou montagem de imagens divulgadas
em sites, em newsgroups, em redes de serviços, ou divulgadas através de
materiais impressos espalhados nos corredores, banheiros, para circular entre
os alunos;
· usar
de apelidos, indelicadezas, discriminação ou
uso indevido de imagem de colegas ou
profissionais da Escola que ferem a
integridade, a auto-estima ou causam angústia
e constrangimento;
· referenciar
com zombaria, gestos, ridicularizar ou
banalizar a imagem de profissional,
colegas e familiares com discriminação de raça,
credo, gênero, classe social, desrespeitando as diferenças individuais e as
necessidades especiais;
· usar
das tecnologias para prejudicar, ferir, agredir, expor
negativamente, invadir a privacidade de alunos ou de qualquer
profissional da Escola;
· chegar
atrasado por mais de três vezes à Escola ou permanecer
periodicamente, após o término da aula, sem atividade específica de
pesquisa;
· namorar
nas dependências da Escola ou nas imediações bem como praticar carícias ou
gestos de intimidade;
· portar
ou alimenta-se de produtos de alto teor calórico tais como balas,
chicletes, refrigerantes, frituras, chips, chocolates, proibidos em lei
estadual nº15072/04;
· trazer
consigo livros, gravuras, impressos, jornais,
panfletos considerados imorais ou discriminatórios;
· promover,
estimular ou participar de brigas ou
tomar atitudes incompatíveis com o adequado
comportamento social e a boa convivência na Escola ou nas imediações;
· todos
os tipos de vandalismo como
jogar pedras ou outros objetos, danificar
vasos sanitários, mesas ou cadeiras, pichar paredes, muros ou portas e
gritar nas dependências da Escola;
.
Os alunos, conforme
a gravidade ou reiteração das faltas ou infrações poderão sofrer as seguintes
sanções:
a) advertência
oral;
b) advertência
escrita;
c) suspensão;
d) cancelamento da
matrícula.
Parágrafo único: As
sanções serão aplicadas gradativamente, mas, conforme a gravidade da falta,
poderá ser aplicada, desde logo, qualquer delas,
independentemente da ordem em que foram enumeradas.
AVALIAÇÃO DOS
ALUNOS:
Avaliar significa
diagnosticar a situação real do aluno em relação a
indicadores de desempenho estabelecidos previamente pela equipe
técnica. A escola busca identificar os sucessos e as dificuldades no processo
de desenvolvimento de cada aluno, visando a
organizar as ações educativas
subsequentes.
AVALIAÇÃO - ENSINO
FUNDAMETAL E EJA
No Ensino
Fundamental I (1º ao 5º ano e da EJA) trabalhamos com:
1. AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA – VALOR 6,0 PONTOS;
2. TRABALHOS COOPERATIVOS
– VALOR 3,0 PONTOS;
3. AVALIAÇÃO
ATITUDINAL – VALOR 1,0 PONTOS.
As avaliações do 2º
ano do Ensino Fundamental I acontecem de forma diferenciada
de acordo com as particularidades da
etapa de alfabetização, porém de acordo
com a metodologia e com atividades
específicas a etapa escolar.
As avaliações nas
disciplinas de Artes e Educação Física acontecem de forma diferenciada de
acordo com as particularidades da disciplina, porém de acordo com a
metodologia e com atividades específicas.
1.AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA: (valor 6.0)
Abrangem conteúdos
restritos, são marcados pelo professor em sala de aula. Os alunos deverão
ficar atentos às marcações e utilizar sempre a agenda. Sob
a supervisão do professor.
Por isso, a agenda
escolar é material obrigatório e de uso diário. Ela acontece aproximadamente
após um período de 4 semanas.
NO DECORRER DO
TRIMESTRE DEVERÃO ACONTECER DUAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS COM VALOR DE 3,0
PONTOS CADA UMA.
COOPERATIVOS: (valor:
3.0)
São marcados pelo
professor e podem ser representados em forma de seminários, trabalhos de
pesquisa, apresentações de vídeos, produções em grupos,etc.
3. AVALIAÇÃO
ATITUDINAL (1.0):
Os aspectos
formativos também são valorizados, dando ênfase à auto-avaliação para uma
formação consciente e crítica de nossos alunos enquanto seres humanos.
-O professor avalia
quanto à tarefa de casa, participação e disciplina.
-O aluno se
auto-avalia quanto à tarefa de casa, participação e disciplina.
4. AVALIAÇÃO
DIAGNÓSTICA 1 (AVD1) + AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2 (AVD2) + TRABALHOS
COOPERATIVOS (TC) + AVALIAÇÃO ATITUDINAL (AVA)
São de caráter
acumulativo, abrangendo maior quantidade de conteúdos possíveis.
Acontecem a cada trimestre, em todas as disciplinas, com data previamente
marcada em calendário, enviado aos responsáveis.
A média trimestral
é a soma das AVD1+AVD2+TC+AVA = 10
IMPORTANTE
A nota de cada
TRIMESTRE = 10 PONTOS E A MÉDIA 6,O
(RESOLUÇÃO
007/2011)
5. PROVA
SUBSTITUTIVA:
Da AVD, será
marcada pelo professor o aluno deverá apresentar uma justificativa do
responsável na agenda.
Não haverá prova
substitutiva de prova substitutiva.
Não haverá prova
substitutiva de Recuperação Final.
6 . ENTREGA DAS
AVALIAÇÕES:
As avaliações
deverão ser assinadas pelo responsável e apresentadas novamente ao
professor..
7. DA FREQUÊNCIA
A frequência é obrigatória para todos os alunos
em todas as disciplinas, de acordo com a legislação vigente. Para ser
aprovado, o aluno deve frequentar, no mínimo, 75% das aulas.
As faltas serão
computadas de acordo com o número de aulas de cada disciplina. (EJA)
8. CONSELHO DE
CLASSE
Ao término de cada
trimestre, o Conselho de Classe se reunirá para analisar
os resultados da avaliação quantitativa e
qualitativa dos alunos. O conselho é soberano nas decisões.
9. DA RECUPERAÇÃO
O Estabelecimento
proporciona estudos de recuperação, do processo de ensino aprendizagem do
Ensino Fundamental e EJA, destinados aos alunos com aproveitamento insuficiente,
no decorrer do ano letivo, por meio da recuperação final.
Ao longo do ano, a
recuperação paralela (de conteúdo) é realizada por meio de avaliações
refeitas e exercícios.
Os alunos com
insuficiência de pontos, em até 3 disciplinas, devem submeter-se à
recuperação final.
A recuperação final
consta de aula, prova e trabalho abrangendo partes do programa selecionadas
pelo professor regente e informadas ao aluno e
responsável (Reunião de Pais) do 3º trimestre. O aluno terá direito a
no mínimo uma aula de recuperação e a realização de uma prova e um trabalho.
Para a aprovação
final, o aluno deverá obter, no mínimo, 6,0 pontos. Respeitando o cálculo da
Média Final em que será aplicada a seguinte fórmula:
Obs.: O aluno
somente fará a recuperação final se apresentar rendimento inferior a 6,0
pontos em até 3 disciplinas.
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