MANUAL DO ALUNO - 2015




EMEF JOANA MARIA DA SILVA
Rua Joana Maria da Silva s/nº - Castelo Branco – Cariacica – Espírito Santo 
 Tel: (27) 3326 7434 
E-mail: joanamaria.seme@cariacica.es.gov.br




MANUAL DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL e EJA




ATENDIMENTO DA SECRETARIA ESCOLA
SEGUNDA- FEIRA Á QUINTA-FEIRA
7:00 ÁS 20:00 HORAS


ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5º ANO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO 1º CICLO AO 4º CICLO

EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA

Direção:  Macielly Scardua
Vice-Direção: Luciana Silva Roribeiro


Pedagogas:
MATUTINO:
VESPERTINO:
NOTURNO: 


Coordenadoras:
MATUTINO: Viviane Basílio &
VEPSERTINO: Arlete Correia Lube Santose e
NOTURNO: Andréa Cristina


SENHORES RESPONSÁVEIS E PREZADO ALUNO:

Agradecemos a vocês a confiança que têm depositado em nosso trabalho.

O MANUAL DO ALUNO é uma coletânea de informações e orientações para que vocês possam fazer um ótimo percurso educacional ao longo do ano letivo.

Desejamos que toda a sua família esteja em contínuo processo  de  reflexão  sobre  os  valores  que contribuem para o desenvolvimento do homem em direção à preservação amorosa da vida.

Que durante o ano escolar, a Família e a Escola possam caminhar juntas com a certeza de que, na educação, existe sempre um saber a ser construído e compartilhado, um resultado a ser considerado, um projeto a ser desenvolvido e uma semente a ser lançada nos próximos amanhãs...

                                                                                             Um abraço da Equipe
JOANA MARIA DA SILVA


“O educador deve se comportar como um provocador de situações, 
                                   um animador cultural num ambiente em que todos aprendem em comunhão.”
                                                                                          Paulo Freire


NOSSA MISSÃO: Contribuir para a preparação do ser integral com sólido aprendizado acadêmico, profundo comprometimento solidário e digno equilíbrio das habilidades afetivas, morais e espirituais.

VALORES PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO:
A EMEF JOANA MARIA DA SILVA compreende que possui uma função primordial a desempenhar na área da educação e que seus alunos são importantes elementos para a transformação da sociedade em que vivem, contribuindo para torná-la mais igualitária, digna e feliz.    As cinco dimensões abaixo, trabalhadas em equilíbrio, são importantes vetores para compor o caráter do nosso estudante que irá atuar na reconstrução de uma sociedade mais justa.  Ele deverá ser capaz de conviver demonstrando valores próximos aos que a Escola ensina para, posteriormente, traçar sua trajetória de vida com dignidade e integridade. 

Nosso desafio é criar oportunidade de diálogos nos horários das aulas, dos intervalos, das entradas e das saídas dos turnos para fortalecer atitudes e hábitos coerentes.

Seja criterioso e desenvolva suas atividades e seus diálogos relacionados aos seguintes valores e habilidades:

DIMENSÃO ESPIRITUAL - DEUS: PROMOÇÃO DA PAZ E DA FÉ.

DIMENSÃO ÉTICA E MORAL - O PRÓXIMO: PROMOÇÃO DO BEM COMUM.
.
DIMENSÃO SOCIAL - FAMÍLIA: PROMOÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL, MORAL E AFETIVA.

DIMENSÃO COGNITIVA - MEIO AMBIENTE: PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, OPERACIONAL E CRIATIVO.

DIMENSÃO CÍVICA - PÁTRIA: PROMOÇÃO DA PERCEPÇÃO  DOS  ESPAÇOS,  E  DO  COMPORTAMENTO CIDADÃO, INCLUSIVO E RESPEITOSO

PRINCIPAIS PROJETOS DA ESCOLA


PROJETO
A QUEM SE DESTINA
DIAS DA SEMANA
MAIS EDUCAÇÃO
ALUNOS DO 3ª AO 5ª ANO
DE SEGUNDA A QUINTA -FEIRA
MOBILIZAÇÃO
ALUNOS E COMUNIDADES
TODOS OS DIAS
ESCOLA ABERTA
ALUNOS E COMUNIDADE
SÁBADOS E DOMINGOS
PDE
ALUNOS
DE SEGUNDA A SEXTA -FEIRA

HORÁRIO DAS AULAS

No processo educativo, não devemos descuidar nunca, pois estamos formando nossos alunos para a vivência fora da escola.

Um dos detalhes importantes é, sem dúvida, o hábito da pontualidade. O cultivo deste hábito evitará prejuízos nas atividades escolares.
 Solicitamos aos pais que não se atrasem ao início e término das aulas, evitando possíveis transtornos.
·      O portão será fechado às 07h15min horas (matutino) e às 13h15min horas (vespertino) e 19h15min horas (noturno). Este rigor é necessário, considerando que o aluno fica prejudicado pelos atrasos excessivos, além de prejudicar a  turma que já se organizou para a rotina do dia. Solicitamos aos alunos ou responsáveis o máximo de empenho e cooperação nesse sentido. 
·      Os alunos do noturno que precisarem de autorização para entrar na escola após este horário deverão  encaminhar-se a coordenação no início do ano letivo. 
·      O aluno que atrasar mais de 3 vezes na etapa será encaminhado para a coordenação.  . 
·      Não será permitida a entrada de alunos a partir do 2º  horário,  salvo  por motivos  justificados  e presença do responsável.

·      Os responsáveis pelos alunos dos turnos MATUTINO  e VESPERTINO que autorizarem seus filhos a irem sozinhos para casa deverão preencher uma autorização por escrito na secretaria da escola.

HORÁRIO
ENTRADA
SAÍDA
MATUTINO
7H
11H20MIN
VESPERTINO
13H
17H20MIN
NOTURNO
18H30MIN
22H


SAÍDA DO ALUNO ANTES DO FINAL DA ÚLTIMA AULA:

As saídas necessárias antes do término das aulas, só serão  possíveis mediante  solicitação do  responsável por  escrito  na  agenda  do  aluno( anexo)
.A solicitação de saída não poderá ser feita por telefone. A confirmação do pedido será feita pela Coordenação  Educacional.É considerada falta grave, passível de suspensão, a saída do aluno antes do final da última aula, sem autorização da Orientadora Educacional.  (Essa exigência visa a resguardar a segurança pessoal do aluno).

UNIFORME:

Por razões práticas e econômicas, o uso do uniforme é obrigatório. A coordenação poderá solicitar ao aluno que se  apresente  com  o  devido  uniforme  da  Escola.
 Comunicaremos imediatamente com a família, para que traga o  uniforme  para  seu  filho  ou  que  este  retorne  ao  lar  para  vestir-se  adequadamente.

·      Os alunos do turno NOTURNO não terão a obrigatoriedade do uniforme escolar. No entanto, NÃO será permitida a entrada de alunos sem camisa, meninas de short e top.

Atenção: Todas as peças do uniforme, inclusive o agasalho deverão ter o nome do aluno e a turma. Sugerimos usar pincel Acrilpen da Acrilex.

SAÚDE:

·      A Escola restringe o fornecimento de remédios aos alunos em função dos riscos consequentes do uso de medicamentos sem prescrição médica.

·      Nos casos de cólicas, indisposição estomacal ou febre, o medicamento será ministrado pelo pai ou outro responsável que deverá comparecer na secretaria da Escola quando solicitado.


MATERIAL DIDÁTICO:

·      A lista de material indica os objetos e livros necessários  para  as  atividades  diárias  e  sua  falta  prejudica o desempenho do aluno. 

·      A conservação desse material depende muito do zelo do aluno e das orientações da família. 



·      Recomendamos que os volumes do material sejam  guardados  após  o  uso,  pois  o  aluno  poderá precisar deles no decorrer do ano para trabalhos escolares, revisão ou para estudo de recuperação.  

·      Todo material deverá vir marcado com o nome e a turma do aluno, em local visível e de forma que não possa ser removido, evitando trocas ou extravios.

·      Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos na escola.

·      A escola não se responsabiliza por bens de valor e dinheiro.

FAMÍLIA E ESCOLA:

A integração entre a Família e a Escola é de capital importância para o processo educativo.
Esta integração se fará por meio, não só de reuniões ou convocação da equipe , mas principalmente, no  dia a dia,  por  contatos permanentes da família com a escola, pelas informações na agenda escolar  e também pelo contato da Coordenadora, quando se fizer necessário.

Qualquer que seja o assunto, a família deve entrar em contato  com o setor  responsável  da escola,  pois  é importante  que  os pais acompanhem  a vida escolar de seus filhos.

AGENDA ESCOLAR:

É o meio de comunicação entre aluno X família X escola. Portanto seu uso é obrigatório.



DISCIPLINA:

Objetivando o bem pessoal e comunitário no devido uso da  liberdade e da solidariedade, exige-se dos alunos o cumprimento das normas disciplinares do  estabelecimento.

Referem-se a tais normas:
a) pontualidade às aulas e avaliações;
b) colaboração com a Direção do Estabelecimento, na  conservação  do prédio, do mobiliário  escolar e de todo material de uso coletivo;
c) execução das tarefas curriculares;
d) Cumprimento dos compromissos assumidos no ato da matrícula;
e) relacionamento com os colegas, funcionários, professores, coordenadores e diretor, pedagogas e vice-diretora;
f) participação nas atividades escolares de acordo com a  proposta pedagógica;
g) uniforme completo para freqüência às aulas e demais atividades dentro do recinto escolar.
Obs: O aluno terá que indenizar prejuízos, quanto aos danos materiais causados ao Estabelecimento ou a objetos de sua propriedade, de colegas ou de seus serviços.

É vedado ao aluno:
·      utilizar-se,  sem  autorização,  de  qualquer  material  escolar  de  propriedade  da  Escola,  de
profissionais da Escola ou de  colegas;
·      impedir a entrada dos colegas no Estabelecimento ou concitá-los à ausência coletiva;


·      promover  atividade  de    comércio  como  venda  de  salgados,  doces,  guloseimas,  equipamentos,
brinquedos,  cosméticos,  roupas,  jóias  e  outros  similares  para  angariar  recurso  pessoal  ou  para
outra  finalidade,  exceto  em  casos  de  projetos  pedagógicos  autorizados  pela  Coordenadora  ou Diretora da Escola;
·      usar  ou  portar celular,  fones  de  ouvido,  fotos,  games,  nas  dependências  da  Escola.  Os telefonemas de comprovada necessidade serão feitos pela secretaria;
·      usar telefone público em horário de aula, sem autorização de professor;


·      gravar  aulas  ou  atividades  pedagógicas,  sem  autorização  prévia  da  Coordenação  Pedagógico-Administrativa;
·      perturbar  a  ordem,  os  princípios  e  os  valores  da  Escola  com  trotes,  tele-mensagens,  desfiles, passeatas e outras brincadeiras ou diversões incompatíveis com o ensino e a aprendizagem;
·      portar cigarro ou fumar nas dependências ou em outras atividades promovidas pela Escola;    portar ou fazer uso de bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes em atividades promovidas pela Escola, nas dependências internas e nas proximidades;
·       trazer  ou  utilizar  objetos  que  comprometam  a  segurança  pessoal  e  coletiva  nas  dependências internas, nas proximidades e em atividades promovidas pela Escola;
·      fraudar correções, gabaritos, notas, assinaturas, documentos assim como colar e/ou dar cola em situações avaliativas; 



·      deturpar  e  manipular  informações  para  benefício  próprio  ou  manifestar    comportamentos vitimizadores diante das situações que exigem responsabilidade e autonomia;
·      praticar, divulgar e estimular o cyberbullying ou o bullying;
·      portar ou usar   máquinas  fotográficas e  filmadoras nas dependências da Escola, salvo nos casos de comemoração dentro da Escola e com autorização dos responsáveis;
·      usar  indevidamente a  imagem da Escola, de professores, de  funcionários e de alunos em páginas na internet (sites, floggers, blogs, chats, orkut, comunidades e outros);
·      usar de calúnia, difamação, injúria ou anonimato para telefonemas, mensagens de intrigas, fofocas, exclusão e exposição de colegas de forma vexatória;
·      cometer delitos contra a honra com alteração ou montagem de  imagens divulgadas em sites, em newsgroups, em redes de serviços, ou divulgadas através de materiais impressos espalhados nos corredores, banheiros, para circular entre os alunos;
·      usar  de  apelidos,  indelicadezas,  discriminação  ou  uso  indevido  de  imagem  de  colegas  ou profissionais  da  Escola  que  ferem  a  integridade,  a  auto-estima  ou  causam  angústia  e constrangimento;
·      referenciar  com  zombaria,  gestos,  ridicularizar  ou  banalizar  a  imagem  de  profissional,  colegas  e familiares com   discriminação de  raça, credo, gênero, classe social, desrespeitando as diferenças individuais e as necessidades especiais;
·      usar das  tecnologias para prejudicar,  ferir, agredir, expor negativamente,  invadir a privacidade de alunos  ou de qualquer profissional da Escola;



·      chegar atrasado por mais de  três vezes à Escola ou permanecer  periodicamente, após o término da aula, sem atividade  específica de pesquisa;
·      namorar nas dependências da Escola ou nas imediações bem como praticar carícias ou gestos de intimidade;
·      portar ou alimenta-se de produtos de alto  teor calórico tais como balas, chicletes, refrigerantes, frituras, chips, chocolates, proibidos em lei estadual nº15072/04;
·      trazer  consigo  livros,  gravuras,  impressos,  jornais,  panfletos  considerados  imorais  ou discriminatórios;
·      promover,  estimular  ou  participar  de  brigas  ou  tomar  atitudes  incompatíveis  com  o  adequado comportamento social e a boa convivência na Escola ou nas imediações;
·      todos  os  tipos  de  vandalismo  como    jogar  pedras  ou  outros  objetos,  danificar  vasos  sanitários, mesas ou cadeiras, pichar paredes, muros ou portas e gritar nas dependências da Escola;

.
Os alunos, conforme a gravidade ou reiteração das faltas ou infrações poderão sofrer as seguintes sanções:

a) advertência oral;
b) advertência escrita;
c) suspensão;
d) cancelamento da matrícula.

Parágrafo único: As sanções serão aplicadas gradativamente, mas, conforme a gravidade da falta, poderá ser aplicada, desde  logo,  qualquer delas, independentemente da ordem em que foram enumeradas.




AVALIAÇÃO DOS ALUNOS:

Avaliar significa diagnosticar a situação real do aluno em  relação  a  indicadores  de  desempenho estabelecidos previamente pela equipe técnica. A escola busca identificar os sucessos e as dificuldades no processo de desenvolvimento de  cada  aluno,  visando  a  organizar  as  ações  educativas  subsequentes.  

AVALIAÇÃO - ENSINO FUNDAMETAL E EJA

No Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano e da EJA) trabalhamos com:

1. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA – VALOR 6,0 PONTOS;
2. TRABALHOS COOPERATIVOS – VALOR 3,0 PONTOS;
3. AVALIAÇÃO ATITUDINAL – VALOR 1,0 PONTOS.

As avaliações do 2º ano do Ensino Fundamental I acontecem  de  forma diferenciada  de  acordo  com  as particularidades  da  etapa  de  alfabetização, porém  de  acordo  com  a metodologia  e  com  atividades  específicas  a  etapa escolar.

As avaliações nas disciplinas de Artes e Educação Física acontecem de forma diferenciada de acordo com as  particularidades da disciplina, porém de acordo com a metodologia e com atividades específicas.



1.AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: (valor 6.0)

Abrangem conteúdos restritos, são marcados pelo professor em sala de aula. Os alunos deverão ficar atentos às marcações e  utilizar  sempre  a agenda. Sob a supervisão do professor.
Por isso, a agenda escolar é material obrigatório e de uso diário. Ela acontece aproximadamente após um período de 4 semanas.


NO DECORRER DO TRIMESTRE DEVERÃO ACONTECER DUAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS COM VALOR DE 3,0 PONTOS CADA UMA.

COOPERATIVOS: (valor: 3.0)

São marcados pelo professor e podem ser representados em forma de seminários, trabalhos de pesquisa, apresentações de vídeos, produções em grupos,etc.

3. AVALIAÇÃO ATITUDINAL (1.0):

Os aspectos formativos também são valorizados, dando ênfase à auto-avaliação para uma formação consciente e crítica de nossos alunos enquanto seres humanos.

-O professor avalia quanto à tarefa de casa, participação e disciplina.
-O aluno se auto-avalia quanto à tarefa de casa, participação e disciplina.


4. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1 (AVD1) + AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2 (AVD2) + TRABALHOS COOPERATIVOS (TC) + AVALIAÇÃO ATITUDINAL (AVA)

São de caráter acumulativo, abrangendo maior quantidade de conteúdos possíveis.  Acontecem a cada trimestre, em todas as disciplinas, com data previamente marcada em calendário, enviado aos responsáveis.

A média trimestral é a soma das AVD1+AVD2+TC+AVA = 10


IMPORTANTE
A nota de cada TRIMESTRE = 10 PONTOS  E A MÉDIA 6,O
(RESOLUÇÃO 007/2011)

5. PROVA SUBSTITUTIVA:
Da AVD, será marcada pelo professor o aluno deverá apresentar uma justificativa do responsável na agenda.

Não haverá prova substitutiva de prova substitutiva.
Não haverá prova substitutiva de Recuperação Final.

6 . ENTREGA DAS AVALIAÇÕES:
As avaliações deverão ser assinadas pelo responsável e  apresentadas novamente ao professor..

7. DA FREQUÊNCIA
A frequência é obrigatória para todos os alunos em todas as disciplinas, de acordo com a legislação vigente. Para ser aprovado, o aluno deve frequentar, no mínimo, 75% das aulas. 


As faltas serão computadas de acordo com o número de aulas de cada disciplina. (EJA)

8. CONSELHO DE CLASSE
Ao término de cada trimestre, o Conselho de Classe  se  reunirá para analisar  os  resultados  da  avaliação  quantitativa  e  qualitativa  dos  alunos. O conselho é soberano nas decisões.

9. DA RECUPERAÇÃO
O Estabelecimento proporciona estudos de recuperação, do processo de ensino aprendizagem do Ensino Fundamental e EJA, destinados aos alunos com aproveitamento insuficiente, no decorrer do ano letivo, por meio da recuperação final.

Ao longo do ano, a recuperação paralela (de conteúdo) é realizada por meio de avaliações refeitas e exercícios.
Os alunos com insuficiência de pontos, em até 3  disciplinas, devem submeter-se à recuperação final.

A recuperação final consta de aula, prova e trabalho abrangendo partes do programa selecionadas pelo professor  regente  e  informadas ao  aluno  e responsável (Reunião de Pais) do 3º  trimestre. O aluno terá direito a no mínimo uma aula de recuperação e a realização de uma prova e um trabalho.
Para a aprovação final, o aluno deverá obter, no mínimo, 6,0 pontos. Respeitando o cálculo da Média Final em que será aplicada a seguinte fórmula:
Obs.: O aluno somente fará a recuperação final se apresentar rendimento inferior a 6,0 pontos em até 3 disciplinas.













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